POEMAS AMIEL


No livro Adormecendo na Escuridão da Saga Bela Adormecida, o Amiel, um dos eleitos, é um poeta apaixonado, que está descobrindo em si mesmo o sentimento do amor. Seus sentimentos e desejos são intensos, mas ao mesmo tempo ele possui todas as qualidades de um verdadeiro cavaleiro medieval: coragem, lealdade e nobreza de caráter.


Tive influência de muitos autores na escrita dos poemas (que o Amiel chama na verdade de “desabafos de sua alma” por não querer categorizar seus sentimentos) mas a maior influência eu acho que é do Fernando Pessoa (me identifico com suas várias “ramificações” de si mesmo, e admiro a beleza de suas palavras).


Já que Amiel é um navegador e possui forte ligação com a água, quis também fazer uma referência, com todo o respeito é claro, aos famosos olhos de ressaca da Capitu (Dom Casmurro, Machado de Assis). Como os olhos já estão presentes nos poemas de Amiel "No esplendor poente teus olhos cristalinos a mim aparecem em fluidas chamas" (Dia 133 de Viagem)

encontrei nos olhos de ressaca uma força que atordoa e arrasta Amiel para dentro de sua própria escuridão.


“Não, realidade! Por hoje chega de imposições e regras mesquinhas

Não me interessa o que o há no mundo nessa existência pérfida

Meu peito arfa arrependido pela decisão extremada e me desatina

Teus olhos de ressaca atordoam minha vaga lembrança infundindo a morte onde era tudo vida.”

Trecho poema Dia 3 de Prisão (Saga Bela Adormecida, Adormecendo na Escuridão.)

Além de me inspirar em autores renomados, para criar o Amiel eu tive que buscar sentimentos. Então tive que ir bem fundo dentro de mim mesma, retirar as minhas próprias barreiras e ver minhas lembranças mais intensas despidas de bloqueios, relembrar a intensidade de cada sentimento, da minha primeira paixão, do meu primeiro amor, das minhas perdas e das maiores inseguranças. Este processo foi bastante difícil e desafiador, precisava ir além da superfície e depois traduzir em palavras sensações que nunca haviam sido claras para mim.

Espero que tenham gostado do resultado, e para quem não leu ainda estou disponibilizando todos os poemas do Amiel que estão no livro Adormecendo na Escuridão.


Eu particularmente gosto muito do Dia 3 de Prisão, porque a intensidade do sentimento é tão forte, que cada vez que leio sinto a dor pura e angustiante.


De qual vocês mais gostam?

Postem no Instagram o trecho que mais gostam de um dos poemas do Amiel com a #sagabelaadormecida, marcando o usuário @sagabelaadormecida.


Grande Abraço

Karen

Poemas Amiel em PDF (baixe aqui),

Poemas Amiel formato eBook direto pelo site da Amazon (clique aqui).


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Instagram App Icon
  • YouTube Classic
  • Flickr App Icon
  • Twitter Classic

Siga a Saga

  • Facebook Classic
  • Instagram App Icon
  • c-youtube
  • Twitter Classic

© 2014 by KADAN