POEMAS AMIEL

No livro Adormecendo na Escuridão da Saga Bela Adormecida, o Amiel, um dos eleitos, é um poeta apaixonado, que está descobrindo em si mesmo o sentimento do amor. Seus sentimentos e desejos são intensos, mas ao mesmo tempo ele possui todas as qualidades de um verdadeiro cavaleiro medieval: coragem, lealdade e nobreza de caráter.
Tive influência de muitos autores na escrita dos poemas (que o Amiel chama na verdade de “desabafos de sua alma” por não querer categorizar seus sentimentos) mas a maior influência eu acho que é do Fernando Pessoa (me identifico com suas várias “ramificações” de si mesmo, e admiro a beleza de suas palavras).
Já que Amiel é um navegador e possui forte ligação com a água, quis também fazer uma referência, com todo o respeito é claro, aos famosos olhos de ressaca da Capitu (Dom Casmurro, Machado de Assis). Como os olhos já estão presentes nos poemas de Amiel "No esplendor poente teus olhos cristalinos a mim aparecem em fluidas chamas" (Dia 133 de Viagem)
encontrei nos olhos de ressaca uma força que atordoa e arrasta Amiel para dentro de sua própria escuridão.
“Não, realidade! Por hoje chega de imposições e regras mesquinhas
Não me interessa o que o há no mundo nessa existência pérfida
Meu peito arfa arrependido pela decisão extremada e me desatina
Teus olhos de ressaca atordoam minha vaga lembrança infundindo a morte onde era tudo vida.”
Trecho poema Dia 3 de Prisão (Saga Bela Adormecida, Adormecendo na Escuridão.)
Além de me inspirar em autores renomados, para criar o Amiel eu tive que buscar sentimentos. Então tive que ir bem fundo dentro de mim mesma, retirar as minhas próprias barreiras e ver minhas lembranças mais intensas despidas de bloqueios, relembrar a intensidade de cada sentimento, da minha primeira paixão, do meu primeiro amor, das minhas perdas e das maiores inseguranças. Este processo foi bastante difícil e desafiador, precisava ir além da superfície e depois traduzir em palavras sensações que nunca haviam sido claras para mim.
Espero que tenham gostado do resultado, e para quem não leu ainda estou disponibilizando todos os poemas do Amiel que estão no livro Adormecendo na Escuridão.
Eu particularmente gosto muito do Dia 3 de Prisão, porque a intensidade do sentimento é tão forte, que cada vez que leio sinto a dor pura e angustiante.
De qual vocês mais gostam?
Postem no Instagram o trecho que mais gostam de um dos poemas do Amiel com a #sagabelaadormecida, marcando o usuário @sagabelaadormecida.
Grande Abraço
Karen
Poemas Amiel em PDF (baixe aqui),
Poemas Amiel formato eBook direto pelo site da Amazon (clique aqui).